As diferenças entre comprar BDRs e ações diretamente do exterior

As diferenças entre comprar BDRs e ações diretamente do exterior

A sigla “BDR” significa: Brazilian Depositary Receipts. Essa forma de investimento se dá por certificados representativos de ações de empresas estrangeiras negociadas no Brasil, portanto, quem investe em BDRs não compra ações diretas de empresas no exterior e sim títulos representativos dessas ações.

Tanto BDRs quanto ações diretas são gerenciadas por instituições financeiras. No caso das ações internacionais, são depositadas, bloqueadas e a instituição atua como custodiante fazendo a guarda delas. Já o funcionamento das BDRs é gerenciada por depositárias responsáveis por gerenciá-las em território nacional.

Para que esses títulos possam ser negociados na B3, a bolsa de valores brasileira, o primeiro passo é garantir a aquisição das ações da empresa no exterior pela instituição depositária e colocando em uma instituição custodiante. Só então a instituição depositária, responsável pelas ações, registra o programa de distribuição de BDRs junto à Comissão de Valores Mobiliários e emite recibos locais para que se mantenha a harmonia e equilíbrio entre as ações mantidas no exterior e os BDRs negociados aqui.

Algumas das empresas do exterior que emitem BDRs no Brasil são a Apple, Amazon, Netflix, Facebook, Nike, P & G, Sony, Tesla, entre outras.

 

Leia também