Com fins de regulação, o Banco Central é o grande responsável por autorizar que as instituições financeiras funcionem no Brasil. Essas entidades também estão sujeitas às fiscalizações da autarquia. Mesmo que haja uma forte atuação por parte do Bacen, ainda assim bancos comerciais têm liberdade de mercado, o que favorece a livre e justa concorrência. Porém, devem seguir às normatizações do Bacen, como as que asseguram os direitos aos cidadãos.
O Banco Central não regula nem controla o mercado por conta própria, apenas executa as diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A exemplo do que ocorre com o índice de inflação, este estabelece a meta inflacionária e o BACEN ajuda no controle.
Isso acontece por meio de um conjunto de normas que regulam a quantidade de dinheiro em circulação no país. Muito dinheiro na economia, estimula o consumo, o que acaba por elevar os preços. É a lei da oferta e da procura.
Também estão sob responsabilidade do Bacen conduzir as políticas monetárias, o câmbio e o mercado de crédito. Além de emitir papel-moeda e moeda metálica. Essa atuação está diretamente inserida no cotidiano da população, influenciando em fatores como preços, crédito e negociações em moedas estrangeiras.
Preencha o formulário de contato e um de nossos consultores
em breve entrará em contato.
Preencha o formulário de contato e um de nossos consultores
em breve entrará em contato.