Manter a organização financeira pessoal demanda tempo e foco, mas é um processo eficaz para regular suas finanças e alcançar objetivos de médio e longo prazo.
Para se organizar e conseguir exercer o controle total sobre as finanças, é necessário conhecer e investigar o seu cenário atual. Sendo assim, é preciso saber responder 3 perguntas principais:
- Quanto você ganha?
- Quanto você gasta?
- Com o que você gasta?
Esses fatores vão ajudar na construção do controle orçamentário, que pode ser feito em um aplicativo de organização financeira ou em nossa planilha de organização financeira, disponibilizada no final deste artigo.
Sidney Brito, sócio e fundador da Andaluz, em sua participação especial no canal Monitor do Mercado, explica como conquistar o controle total das suas finanças e dá dicas de como melhorar o controle do seu dinheiro.
Dicas para aprender a se organizar
1 – Crie o hábito de anotar as despesas
Para facilitar a organização dos gastos diários, o consultor Sidney Brito traz a dica de sempre anotar em um bloco de notas do celular os gastos diários. Desta forma, assim que algo for comprado, já será anotado o valor e os detalhes para não serem esquecidos.
Este trabalho demanda atenção e consome muito tempo, por isso outra dica valiosa para agilizar o processo é: consolidar as anotações dos gastos diários e adicioná-las na planilha somente uma vez na semana.
No fim, não importa o método utilizado para realizar esse controle de informações, o importante é criar um hábito simples de sempre registrar seus gastos.
2 – Priorize sua reserva de emergência
A reserva de emergência atua como uma proteção para evitar que situações urgentes (por exemplo: uma demissão, problemas de saúde, entre outros) interfiram em seu estilo de vida ou diminuam o poder de compra.
Aconselhamos que cerca de 20% da receita total seja destinada a investimentos nesse fundo de reserva.
As características principais para este fundo são:
- Alta liquidez, para conseguir converter o investimento em dinheiro com rapidez, sem que ocorra perda significativa do valor;
- Baixo risco, investindo onde há uma possibilidade baixa de perda de valores;
- Conforto. Faz toda a diferença guardar este dinheiro onde seja confortável e seguro. Pode ser em bancos, empresas ou consigo.
Destacamos duas aplicações ideais para o Fundo de Emergência. O Certificado de Depósito Bancário (CDB) pagando no mínimo 100% da taxa de CDI, e o Tesouro Selic (LFT).
Para aqueles que normalmente poupam apenas o dinheiro que sobra no mês, aconselhamos a poupança forçada, que é uma forma de priorizar a reserva de patrimônio antes de realizar gastos com custos variáveis, como lazer, bares, restaurantes e viagens.
3 – Mantenha as dívidas sempre em dia
Por fim e não menos importante, valorizamos como princípio da economia, a quitação de uma dívida para que outra possa ser feita. Sempre priorizando quitar a dívida mais alta, assim consegue-se evitar o endividamento.
Um ponto de alerta é o cartão de crédito, principalmente para as pessoas que não tem um valor de referência para consumo bem definido.
O uso indiscriminado do cartão de crédito traz uma antecipação de um prazer que você provavelmente não poderia arcar no momento. Estas despesas desordenadas, aos poucos, podem se tornar uma grande bola de neve, desorganizando ainda mais as contas e aumentando as dívidas.
Para mais dicas de como fugir do desequilíbrio nas contas e restabelecer o controle dos gastos, acesse o nosso conteúdo sobre o Desequilíbrio Financeiro.
Planilha de Organização Financeira
Tenha o controle total da sua vida financeira com nossa planilha, disponibilizada gratuitamente.
Baixe a planilha AQUI e tenha, de uma vez por todas, o controle da sua vida financeira. Gastos, receitas, investimentos. Tudo em um só lugar, para você projetar seus planos e metas, traçando os melhores caminhos para atingir sua independência financeira.
Com ela, você vai poder enxergar a sua vida financeira pelas lentes profissionais de especialistas que prepararam esse material.
Em caso de dúvidas para a utilização da planilha, entre em contato com a equipe da Andaluz.
