O efeito come-cotas é um fator que deve ser levado em consideração antes de refletir sobre aplicação em fundos de investimento, influenciando fortemente no resultado final e comprometendo parte dos rendimentos.
Os fundos de renda fixa, cambial e multimercado, por exemplo, são fundos que antecipam semestralmente a cobrança de Imposto de Renda, pois os investidores podem permanecer nesses fundos por prazo indeterminado. Buscando auferir rendimentos anuais e evitar recolher o imposto de renda sobre o ganho das aplicações somente no resgate, a Receita Federal antecipa essa cobrança sempre nos últimos dias úteis dos meses de Maio e Novembro, e essa antecipação é o que chamamos de Come-Cotas.
Enquanto que em produtos como o CDB, planos de previdência privada do tipo VGBL ou PGBL, fundos de ações, em que o I.R pode ser abatido somente na data de resgate, é possível verificar a rentabilidade um pouco superior, pela ausência do fator come-cotas ao longo do período de aplicação. Além disso, ao escolher um fundo de investimento, é importante estar atento às taxas de administração e à taxa de performance presentes em outros fundos, que também afetam a rentabilidade no futuro, influenciando diretamente no rendimento final.
Preencha o formulário de contato e um de nossos consultores
em breve entrará em contato.
Preencha o formulário de contato e um de nossos consultores
em breve entrará em contato.